Atrativos do Município
Atrativos do Município

Caracaraí na sua simplicidade oferece a você visitante alguns atrativos.

 

FESTIVAL FOLCLÓRICO A COBRA E O GAVIÃO

O festival é uma verdadeira salada de cultura regional. Com características de festivais como o Peixe Ornamental de Barcelos, a Ciranda da Manacapuru, do Boi-bumbá de Parintins e Peixe-boi de Novo Airão, todas, cidades do Amazonas. Cada grupo tem canções próprias. E a riqueza é demonstrada pela junção de vários ritmos. Como a música caribenha, do Xote com as batidas do Boi-bumbá. Toda essa diversidade cultural se juntou aos costumes dos ribeirinhos, dos vaqueiros e pescadores do município, tornando o festival, um evento genuíno.

 FESTEJO DE NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO

Os Festejos de Nossa Senhora do Livramento é uma comemoração alusivos à padroeira da cidade, Nossa Senhora do Livramento. A cada ano que passa o número de pessoas do próprio estado e de tantos outros aumenta ainda mais, o Festejo acontece de 16 á 24 de Setembro. Para quem não conhece a Praça dos Milagre é uma espécie de memorial da capela de Nossa Senhora do Livramento e, por isso, a sua importância para o município. "A santa já fez muitos milagres. Várias são as pessoas que afirmam ter alcançado graças por intermédio de Nossa Senhora do Livramento. Inclusive pessoas que já nem moram mais em Caracaraí retornam nessa festa para pagar promessas".

PARQUE NACIONAL DO VIRUÁ

O nome é devido ao igarapé que tem nascente no interior do Parque. O clima é equatorial (quente e úmido), apresentando pequena estação seca, com maiores quedas pluviométricas no outono. Na sua parte Sul, a área compreende uma vasta superfície praticamente plana, com predomínio de solos arenosos e mal drenados, com grande quantidade de lagoas. Na sua parte Norte, ocorrem morros residuais com altitudes modestas.Ao longo da extensão Oeste, delimitada pelo Rio Branco, há ocorrência de planícies aluvionares inundáveis, situação observada também na porção Sul, ao longo do Rio Anauá. Foi criado em 1.998 para preservar a Fauna e Flora existente nos aproximados 227.000 há de extensão. O parque está aberto ao público mediante autorização da Direção do mesmo, onde tem 60 km² de trilha na forma de grade com 5 km e extensão cada trilha. Além disso, é um ótimo lugar para a prática do birdwatching, várias espécies de aves, inuméras espécies de animais, acampamento, etc.

CORREDEIRAS DO BEM QUERER

Localização: N 01º 55’ 38.2’’ W 060º 59’ 49.6’’, no Rio Branco.

Distância da sede municipal: Cerca de 10 km em estrada de terra a partir do acesso na BR-174, a aproximadamente 18 km de Caracaraí. As condições de acesso é regular, porém, praticamente intransitável no inverno. O local é maravilhoso para passar fim de semana acampado, praticar canoing, pesca esportiva, entre outros.

 PARQUE NACIONAL SERRA DA MOCIDADE

 A área do parque foi doada ao IBAMA pelo Ministério do Exército. O lugar é uma das regiões com maior diversidade biológica da Amazônia, pois fica entre dois biomas distintos: terrenos sazonalmente alagáveis da bacia do Rio Branco e trechos de terra firme sobre rochas Pré-Cambrianas. A beleza cênica existente nos 350.960 mil hectares da reserva deu o nome do parque. Criado em 1998, o parque faz divisa com a reserva dos povos indígenas Yanomami, que habitam o local há muito tempo. Lugar onde os pesquisadores tem abundância para seus trabalhos.

 Localização: A unidade fica no município de Caracaraí, em Roraima.

 Como chegar: Para chegar, o acesso é feito em Boa Vista pela BR-174 seguindo mais 130 km de estrada asfaltada até Caracaraí. Chegando em Caracaraí, deve-se pegar a margem direita do rio Branco até o rio Água Boa do Univini, e navegar por aproximadamente cinco horas de barco. Visita somente com autorização.

 ESTAÇÃO ECOLÓGICA CARACARAÍ

 Atrativo de grande importância para o ecoturismo, pela oportunidade de observação da fauna e flora, localiza-se no município de Caracaraí, no baixo Rio Branco. Criada em 1982, pelo Decreto Lei 87.222, tem uma área de 80.560 hectares. Visitas somente com autorização do IBAMA - Instituto Brasileiro de Meio Ambiente. Esta unidade foi criada para preservar bancos genéticos de fauna e flora, bem como os recursos hídricos ali existentes.O nome da Estação deve-se à sua proximidade com o município de mesmo nome. Caracaraí na língua indígena significa "pequeno gavião", o qual ocorria na região em grande quantidade. O acesso é feito através da BR-174, de Boa Vista até Caracaraí, percorrendo-se aproximadamente 180 Km. Caracaraí fica  à 11 Km de distância da unidade. A vegetação característica é a mata de transição árvores altas (15 a 20 metros de altura) troncos finos, copas pouco desenvolvidas. Há vários estratos, nos mais altos grande parte dos galhos perdem as folhas na estação seca. Uma das espécies que integra o estrato superior é a seringueira (Hevea brasiliensis). O desmatamento desordenado, a extração de madeira, a implementação de pastagem são usos conflitantes na unidade. Visitação só com autorização.

 ESTAÇÃO ECOLÓGICA NIQUIÁ

 Criada em 1985 pelo Decreto Lei 91.306, tem uma área de 286.600 hectares e apresenta flora e fauna típica da Amazônia Ocidental. Está localizada no município de Caracaraí, no baixo rio Branco, área de preservação ambiental. 

O acesso é feito através da BR-174, percorrendo-se 155 Km de Boa Vista até Caracaraí. A partir daí segue-se por via fluvial pelo rio Branco até o rio Água Boa do Univini, por aproximadamente 14 horas até chegar à Estação. 
A vegetação é caracterizada por mata de transição, com árvores altas, troncos finos, copas pouco desenvolvidas. As espécies mais encontradas na região são a seringueira e o babaçu. 
A Estação Ecológica de Niquiá faz parte do Projeto Quelônios, que foi desenvolvido pelo IBAMA - Instituto Brasileiro de Meio Ambiente. A finalidade do projeto é de preservar tartarugas e tracajás e, por isso, as visitas são permitidas apenas com autorização deste instituto. 

 

PESCA ESPORTIVA NO BAIXO RIO BRANCO

 

Essa região, ao sul do Estado, compõe o ecossistema de floresta tropical com rica biodiversidade e rios onde vivem algumas das mais atraentes espécies de peixes para a pesca esportiva. O local possui ótima infraestrutura turística com lodges (complexo de hospedagem) de pesca de qualidade internacional, barcos propícios para a atividade e guias especializados em todos os atrativos existentes no produto turístico preparados para bem receber os brasileiros e turistas advindos de toda parte do mundo. Existem pacotes com duração de sete dias que incluem traslado, hospedagem, alimentação e guia de pesca. O acesso aos lodges se dão por via aérea, e ou fluvial, por meio de pequenas embarcações até os locais reservados para o turismo Amazônico.

 

 

 

 

 

 Fontes: IBAMA/RR, SEPLAN/RR, google.